Na última quarta-feira (14), o site oficial de Paul McCartney emocionou os fãs ao anunciar a descoberta do baixo desaparecido do ex-Beatle após 52 anos de ausência. Fabricado em 1961, o instrumento foi um componente vital em várias músicas dos Beatles, incluindo “Twist And Shout”, até ser roubado em 1972.
Surpreendentemente, o baixo foi encontrado no sótão da residência do estudante Ruaidhri Guest, que o herdou de um parente que o encontrou em um sótão. Apesar de ter permanecido na família por anos, o baixo havia sido esquecido até que Ruaidhri soube do projeto Lost Bass.
Os admiradores do músico conduziram uma busca global intitulada “The Lost Bass Project” no ano passado. Segundo o projeto, o baixo elétrico Höfner 500/1 foi adquirido por McCartney por meros US$ 37 em uma loja em Hamburgo, na Alemanha, e era considerado seu “favorito”.
“The Lost Bass Project” ressaltou a importância histórica do instrumento, mencionando que McCartney o utilizou em apresentações em Hamburgo em 1961, no Cavern Club em Liverpool, e nas primeiras sessões de gravação em Abbey Road, contribuindo para a Beatlemania e influenciando o som do mundo moderno.
O grupo dedicado aos Beatles também destacou que o baixo foi utilizado por McCartney em 1969, durante as gravações do projeto ‘Get Back/Let It Be’ em Londres, e não tinha sido visto desde então.
Paul McCartney expressou sua imensa gratidão a todos os envolvidos neste reencontro tão significativo, conforme declarado na nota divulgada na quarta-feira (14).