O Brasil classifica-se em 3º lugar na lista de países com maior número de vistos concedidos para os EUA; totalizaram 1,1 milhão em 2023
O recorde de concessão de vistos norte-americanos a turistas brasileiros foi alcançado em 2023, com um total de 1 milhão e 125 mil autorizações de visita emitidas para viajantes do nosso país.
A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil atribuem esse marco histórico aos esforços coordenados pelos consulados em todo o país para reduzir os tempos de espera para entrevistas de visto, além de proporcionar um processo de solicitação simplificado.
Entre os cinco consulados norte-americanos localizados no Brasil, o de São Paulo liderou as emissões de vistos no ano passado, totalizando 517 mil entre janeiro e dezembro.
Em seguida, o Rio de Janeiro, com 230 mil vistos, e Brasília, com 173 mil, ocuparam as posições seguintes.
Porto Alegre emitiu 118 mil vistos para brasileiros, enquanto Recife concedeu outros 87 mil.
O visto norte-americano de turismo, conhecido como B1/B2, possui uma taxa de solicitação atual de US$ 185, aproximadamente 920 reais.
Segundo dados das autoridades americanas, a taxa de aprovação de vistos no Brasil é de 85%. Isso significa que, a cada 100 brasileiros que solicitam autorização para visitar os Estados Unidos, 85 são bem-sucedidos.
Com mais de um milhão e 100 mil vistos emitidos em 2023, o Brasil fica em terceiro lugar na lista de países com maior número de vistos concedidos, perdendo apenas para México e Índia.
China e Colômbia completam as cinco primeiras colocações do ranking após o Brasil.