Consulta ao 1º lote do Imposto de Renda de 2024 começa quinta-feira, com R$ 9,5 bilhões em restituições

A Receita Federal anuncia a abertura, nesta quinta-feira, às 10 horas, horário de Brasília, da consulta ao primeiro lote do Imposto de Renda de 2024.

Este lote, marcado para ser o maior da história, disponibilizará um montante de nove bilhões e meio de reais em restituições.

Aproximadamente cinco milhões e 600 mil contribuintes serão contemplados, resultando em uma média de mil e 700 reais para cada beneficiário.

É importante destacar que a maioria dos brasileiros elegíveis para a restituição do Imposto de Renda pertence a grupos prioritários, como idosos, pessoas com deficiência, professores e contribuintes que optaram pelo uso da declaração pré-preenchida ou pela restituição via PIX.

Adicionalmente, é atribuída prioridade aos cidadãos do Rio Grande do Sul, devido ao estado de calamidade decorrente das chuvas.

Além disso, uma parcela dos pagamentos refere-se a declarações de anos anteriores, nas quais o contribuinte inicialmente ficou retido na malha fina, mas posteriormente regularizou sua situação com o governo.

Para verificar se foi contemplado, os contribuintes devem acessar o site oficial da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal.

As restituições serão depositadas na conta bancária indicada na declaração do Imposto de Renda na sexta-feira da próxima semana, dia 31.